Limpeza de Caixas d´Água Blumenau

Limpeza de Caixas d´Água Blumenau.

É de grande importância a qualidade da água que consumimos, sabendo-se que, por meio dela existe a proliferação de bactérias nocivas à saúde humana. O abastecimento de água em si não basta, a água deve ser usada para melhorar os níveis de higiene dos alimentos, limpeza comunitária e a higiene pessoal.
Grande parte das pragas urbanas surgem devido à precariedade de conservação e limpeza de ambientes como galpões, prédios, residências e condomínios. A maior parte das doenças ameaçadoras à vida é transmitida pelo ciclo fecal-oral. Isto significa que as vias de transmissão envolvem comida e água.
A prevenção de doenças exige que este ciclo seja interrompido, e interromper tal transmissão exige água adequada e microbiologicamente segura. Saneamento, limpeza e higiene não podem ser alcançados sem água segura, e água segura não pode ser alcançada sem desinfecção.

Caixa d'água sempre limpa - A Limpeza periódica dos reservatórios é importante para evitar doenças. Engana-se quem pensa que manter a casa sempre limpa é suficiente para garantir a saúde da família. Por mais que os quartos fiquem constantemente arrumadinhos, a cozinha esteja um brinco só e a sala não tenha sequer um grãozinho de pó, as partes não aparentes da residência também precisam de manutenção. Ou você acha que adianta deixar os cômodos da sua casa livres de sujeiras, fungos e bactérias se o perigo de contaminação pode estar vindo pela torneira? Pois é. A limpeza da caixa d'água e dos encanamentos é fundamental para que se tenha sempre água de qualidade dentro de casa.

Casa - A limpeza da caixa d'água, por exemplo, deve ser feita a cada seis meses, pelo menos. Isso porque, com o tempo, bactérias e micróbios se acumulam no seu fundo, podendo transmitir doenças sérias (como a cólera) aos usuários da água. Além disso, a água chega ao consumidor com muitas impurezas. "Algumas caixas d'água são mal vedadas e muitas delas permitem até a entrada de animais. o processo não costuma levar mais do que uma hora, uma vez que os reservatórios residenciais não possuem mais do que mil litros de água. Os especialistas fazem apenas uma ressalva. Como grande parte das caixas d'água são de amianto, um material cancerígeno, todo cuidado é pouco, sendo aconselhável substituí-los. E como os reservatórios caseiros são menores, geralmente não é preciso entrar nele para fazer a limpeza. Caso seja realmente necessário, o profissional deve usar botas brancas, previamente higienizadas e deve pisar com cuidado para não trincar a caixa.

Prédio -As caixas d'água de edifícios, por terem que comportar um volume muito grande de água, são feitas de concreto e depois impermeabilizadas. Por causa do seu tamanho, é preciso que a limpeza seja feita com jatos d'água. A duração da limpeza é um pouco maior. Além disso, para que a caixa fique completamente vazia, os registros devem ser fechados 24 horas antes da lavagem. Contudo, os prédios costumam ter mais de um reservatório, evitando problemas de falta d'água. "Antes do começar o trabalho é preciso avaliar o consumo do condomínio e o horário de menos pico.

Reservatório deve estar vazio - O primeiro passo antes de se começar a limpeza é fechar todos os registros. O objetivo é evitar que mais água entre na caixa. Na hora de começar o trabalho, caso o reservatório não esteja totalmente vazio, o técnico retira o restante do líquido com bombas elétricas. Esse mesmo equipamento é usado para aspirar toda a matéria sedimentada no fundo da caixa. Vale lembrar que a limpeza deve ser feita com hipoclorito de sódio, ou seja, concentrado da conhecida água sanitária. Qualquer outro produto pode deixar resíduos, prejudicando a qualidade da água. Depois de feita a limpeza, é preciso verificar as condições de vedação da caixa, se não há rachaduras e se as bóias estão funcionando bem. Caso haja algum problema, é preciso consertá-lo antes de enchê-la novamente. A última etapa é misturar a água sanitária com um pouco de água e abrir todos os registros para que os canos também sejam desinfectados.

A Caixa D'água Pode Ser um Cemitério
"O Sistema de Abastecimento de Água de uma comunidade, desde a captação, adução, tratamento, recalque e distribuição, inclusive reservação, bem como do domicílios e edifícios em geral deve ser bem projetado, construído, operado, mantido e conservado, para que a água não se torne veículo de transmissão de diversas doenças.
Como é fácil notar, não é tão simples, corriqueiro cuidar da água. Não existe vida sem água, por este motivo água é assunto que deve merecer todo cuidado.

O estado físico das pessoas define a vitalidade do organismo, assim como o meio em que vivemos, o local onde se reserva a água; as tubulações são diretamente responsáveis pela qualidade da água.

Os reservatórios ( caixa d'água) são de grande preocupação por se tratarem de verdadeiros cemitérios, onde as baratas, ratos e outros bichos se sepultam, uma vez que não são periodicamente limpas e desinfectadas , sendo também excelentes locais para a reprodução das bactérias, podendo-se tornar até um caso de saúde pública.

IMPORTANTE
Garanta a qualidade da água , repetindo em até no máximo seis meses a limpeza e desinfecção de sua caixa d ´agua ou reservatório.
Divulgação e fonte do artigo